“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade de Deus, a fim de proclamardes as virtudes Daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).


Amados irmãos,

Qual o propósito da igreja local? Por que ela é tão importante?


De acordo com a Bíblia, a igreja local existe para realizar em conjunto o que todo o cristão deve fazer individualmente durante a semana: adorar a Deus e proclamar as virtudes Daquele que nos chamou para a Sua maravilhosa luz; refletir a glória Daquele que brilha em nós, do próprio Deus, de Cristo e do Espírito Santo. Tudo o que Cristo fez por nós e está fazendo agora nos leva a esse único fim. Mas isso não tem sido muito ensinado hoje em dia – que somos salvos para ter comunhão com Deus e conseqüentemente adorá-Lo.


Temos crido que somos salvos por muitas outras razões. Se perguntarmos a um crente porque tomou a decisão de seguir Jesus, ele poderá responder que foi para ter paz de espírito ou deixar de fumar, quem sabe.


Se for um empresário, talvez lhe dirá que aceitou a Cristo para que Ele o ajudasse a prosperar – a aí ele teria Jesus como “sócio”. Todavia, no Novo Testamento, vemos que muitos buscavam ao Senhor por outros motivos: um homem O procurou porque sua filha estava enferma (Lucas 8:41-42); uma mulher foi até o Filho de Deus por que sua filha estava perturbada por demônios (Mateus 15:22-28); outra foi até Ele porque sofria de uma doença crônica havia 12 anos (Marcos 5:25-34); um publicano subiu em uma árvore e, dali, olhou para baixo a fim de vê-Lo porque seu coração estava aflito (Lucas 19:2-9). Já Nicodemos procurou o Senhor à noite porque sua religião era imperfeita e seu coração estava vazio (João 3:1-8).


Assim, Jesus recebeu todos eles, tal como ainda faz com todos os que hoje O buscam com fé, ainda que suas razões não sejam as mais nobres.


A questão é: qual o conceito de cristianismo que envolve a igreja em nossos dias? Por que a igreja precisa continuar sendo uma escola de alunos da primeira série que nunca passam de ano, porque não crescem espiritualmente?


A Palavra de Deus, em Oséias 4:6, diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” e em Hebreus 5:13, acrescenta: “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.”


A instrução que o próprio Deus nos deu, está clara para que não continuemos a tomar somente o leite, mas sim alimento sólido: devemos buscá-Lo e servi-Lo não do “nosso jeito”, como entendemos que devemos, mas sim da forma como Ele deseja que O busquemos e O sirvamos, e é somente pela Sua Palavra que temos todos os recursos que precisamos para conhecer a Deus e ter a comunhão que Ele deseja ter conosco e enfim cumprimos o propósito de Sua criação.


Precisamos fazer nossos conceitos estarem em harmonia com o Senhor da Igreja. 

Isso significa fazer com que todo o nosso pensamento, a nossa filosofia sobre o cristianismo e a nossa concepção do que é a igreja estejam em harmonia com o Senhor da igreja e os Seus ensinamentos.


Se cada um de nós não cumprir com o propósito para o qual Deus nos criou, nossa vida será em vão.

 

Boa leitura  

Editorial