Como compreender os diversos acontecimentos históricos e extrair lições para o dia a dia?

De que forma tornar o estudo bíblico mais fácil?

Se você tem dificuldade em seus momentos de leitura e estudo da Palavra de Deus e precisa de ajuda, considere as dicas que preparamos para lhe dar uma força. A seguir, você encontrará seis conselhos úteis e sugestões de livros e recursos que certamente tornarão seus momentos de aprendizado ainda mais enriquecedores e transformadores. Parabéns por ter chegado até aqui e siga em frente em seu intuito de se aprofundar no estudo da Palavra a Deus, o livro mais surpreendente que existe! Tome nota!

Comece com oração - A Bíblia é um livro diferente de todos os outros. Ela foi inspirada pelo Espírito Santo, é uma obra espiritual planejada e concebida pelo próprio Deus Eterno que se revela por meio da palavra escrita (2Tm 3.16-17). Antes de estudá-la, peça ajuda ao Pai para compreender pontos difíceis, assimilar a mensagem e a aplicabilidade do texto em questão. Ao ler as Escrituras, você tem o privilégio de contar com o auxílio do próprio autor que o capacita e lhe dá sabedoria, Deus! (Tg 1.5-6). Sendo assim, não comece a estudar a Bíblia de qualquer jeito, sem se preparar. Pare por um instante. Concentre sua mente - Conecte-se com o Pai e peça-lhe discernimento, facilidade de raciocínio e clareza. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.” 2Tm 3.16-17 “Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento.” Tg 1.5-6

1 - Leia as páginas introdutórias aos livros bíblicos - Há Bíblias que trazem a introdução de cada livro do Antigo e do Novo Testamento. Ler esse conteúdo é imprescindível para ter melhor entendimento do contexto histórico e de questões específicas relacionadas aos personagens e fatos. Por exemplo, a Bíblia de Estudo NVT contém informações pormenorizadas que viabilizam a compreensão global de cada livro. E o melhor é que esse recurso especial está escrito com linguagem acessível, que possibilita a compreensão dos termos teológicos.

Nessas páginas, há explicações sobre o contexto, linhas do tempo, esboços, resumos, tópicos relacionados à autoria, ao gênero literário, ao significado e à mensagem do livro e até sugestões de leituras adicionais.

2 - Confira as notas de rodapé - É curioso, mas muitos leitores não conferem as letras pequeninas que estão no rodapé das páginas da Bíblia. Elas estão ali por um motivo: esclarecer, explicar, traduzir e simplificar termos e detalhes mais difíceis da narrativa bíblica. De certa forma, as notas de rodapé funcionam como um “especialista” sempre disponível com quem você pode tirar dúvidas. Por falar nisso, as Bíblias NVT contam com mais de 4 mil notas de rodapé para tornar seus momentos de leitura e estudo ainda mais abrangentes.

3 - Consulte livros de especialistas em teologia - Ao passo que você se aprofunda no estudo bíblico, certamente terá vontade de ampliar seu repertório no que refere a essa ciência fascinante. A boa notícia é que existem muitos materiais de excelente qualidade e com abordagem simplificada que tornam o conhecimento teológico acessível a todos. A Mundo Cristão tem várias obras cujo intuito é facilitar o acesso dos leitores à melhor literatura do seguimento. Entre elas, destacam-se o clássico Teologia básica, escrito por Charles C. Ryrie, Examinando as Escrituras, de Charles Swindoll, Como pregar e ensinar com base no Antigo Testamento e Aprendendo a viver como Jesus, de Christopher J. H. Wright. Além disso, a Mundo Cristão disponibiliza uma série de artigos no blog, entrevistas com autoridades no podcast e diversas lives com autores.

4 - Considere a aquisição de uma Bíblia de estudo - Tais publicações podem fazer enorme diferencial em seus momentos de estudo da Palavra, especialmente se você deseja se aprofundar em um tema específico. As Bíblias de estudo proporcionam a pesquisa mais assertiva de tópicos pontuais e oferecem abordagem adequada para cada público. Conheça, a seguir, algumas das Bíblias de estudo lançadas pela Mundo Cristão:

Bíblia de Estudo NVT Bíblia de Estudo Swindoll

Bíblia de Estudo anotada expandida

Bíblia de Estudo Desafios de todo homem

Bíblia de Estudos e Sermões de Charles Haddon Spurgeon

Bíblia Sagrada Na jornada com Cristo Bíblia de transformação pessoal

A Bíblia da Mulher que ora — Expandida

5 - Faça anotações enquanto estuda - Criar resumos, sintetizar conceitos e registrar memórias é extremamente eficaz para a consolidação do aprendizado. Isso acontece, pois o ato de escrever ajuda o cérebro a elaborar as novas informações e a esquematizá-las dentro de uma narrativa, ainda que seja uma frase. Com o passar do tempo, as anotações se tornam um rico histórico que pode ser acessado e relembrado de maneira vívida, devido à sua característica personalizada e criativa. Você vai gostar de conhecer a Bíblia Sagrada Nova Versão Transformadora: Para Anotações e esboços e a Bíblia da Mulher que ora — Expandida, ambas com espaços dedicados a essa finalidade.

6 - Faça parte de um grupo de estudos ou de discipulado - Tenha em mente que a vida cristã deve ser partilhada com irmãos na fé. Deus não o criou para viver solitário. Dividir dúvidas, dificuldades, aprendizados e insights com amigos que possam mentoreá-lo e auxiliá-lo viabiliza caminhos de crescimento pessoal e evita possíveis conflitos ou linhas de raciocínio errôneas, oriundas de má interpretação e falta de acompanhamento.

Se você deseja saber mais sobre discipulado, comece pela leitura dos seguintes livros: O discipulado verdadeiro, escrito por William MacDonald, e Multiplique: Discípulos que fazem discípulos, de Francis Chan.

Anotou as dicas? Que bom!

Ficamos felizes por você ter seguido a leitura até aqui. Visite nosso blogue com dicas adicionais para os seus estudos.

Estamos certos de que você vai gostar! Boa leitura e que Deus o abençoe.

Fonte: https://www.mundocristao.com.br/blog/

Como estudar a Bíblia? 6 dicas para te ajudar a entender a Palavra de Deus